quinta-feira, 20 de agosto de 2015

APRESENTAÇÃO E MISSÃO

           Percursos – revista de antropologia, é uma publicação eletrônica de caráter científico, com periodicidade semestral, organizada pelos alunos do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP-Marília), que destina-se a divulgação de trabalhos que se insiram dentro das discussões antropológicas.

Intitulada de Percursos, nosso intuito é o de corroborar com as possibilidades da formação dentro dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais, buscando por este nome simbolizar o ato ou o efeito de percorrer um caminho amplo, na medida em que o interesse pela arte de pesquisar nasce em muitos alunos, este caminho ganha proporções outrora inimagináveis pelos jovens pesquisadores. Ao mesmo tempo em que Percursos sugere os encontros e desencontros que o antropólogo em formação precisa lidar no campo de pesquisa, construindo seus referenciais ao passo que adquire as lentes antropológicas que o permitem apreender a realidade pesquisada.

Tendo em vista a Antropologia como uma das disciplinas que compõe um dos troncos do curso de Ciências Sociais, o objetivo da revista é propor e estimular o debate acadêmico entre graduandos e pós-graduandos de todo o país que desenvolvem pesquisas nos diversos ramos da área, permitindo assim, uma dinâmica nas trocas de informações e a construção de um conhecimento científico em parceria, contribuindo para a formação acadêmica no processo de graduação.

Considerando que a elaboração da monografia e sua defesa como requisito para a obtenção do título de bacharel em Ciências Sociais, a veiculação de um periódico científico com estas características, visa o exercício da escrita e da reflexão na elaboração de comunicações parciais ou totais das pesquisas realizadas. Dessa forma, a criação da revista se insere na busca pelo aprimoramento e da aquisição do rigor científico por parte dos alunos para uma produção correspondente aos interesses das Ciências Sociais.

A revista se abre para receber Artigos inéditos e Resenhas de alunos do Curso de Ciências Sociais ou alunos de Pós-Graduação, que desenvolvam trabalhos sob o viés antropológico que sigam os critérios e normas indicados pela Equipe Editorial, sendo devidamente avaliados por pareceristas que compõem o Conselho Editorial Científico. Agregando também em suas publicações a Percursos apresenta a seção Trajetórias e Percursos, uma seção exclusivamente dedicada à apresentação de uma Entrevista inédita concedida por um(a) antropólogo(a), propondo desta forma, uma interação entre a produção de graduandos, pós-graduandos e demais pesquisadores.

Cremos, portanto, que o intercâmbio de ideias entre os jovens pesquisadores que iniciam suas práticas acadêmicas, incursões a campo e análises, poderá colaborar para gerar inspirações e aquisições de conhecimento nos caminhos percorridos durante o curso de graduação, tanto na reflexão do cientista social, quanto no aprendizado do trabalho do antropólogo. Com estes propósitos a revista Percursos se lança nesta jornada, convidando a todos(as) interessados(as) em contribuir para o sucesso desta empreitada. 

Equipe Editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário